O que são Emails Transacionais

Os Emails Transacionais são geralmente associados a ações de comunicações direcionadas e únicas que formam uma transação de comunicação entre o emitente e o destinatário, como o email de lembrete de senha, ou de confirmação de pedido realizado, mas os emails transacionais vão muito além.

Para variar no Brasil o mercado de serviço de email traduziu erroneamente o termo para nosso Português de maneira que o entendimento de email transacional é relacionado a alguma “transação”, uma ação automatizada entre o emitente e o receptor, como um email de agradecimento de cadastro, ou mensagens de engajamento para usuários com baixo nível de interatividade, porém emails transacionais fazem parte do nosso dia a dia. Aquela mensagem que você escreveu manualmente ao atender seu cliente, ou completando alguma venda e que não é automatizada também é uma mensagem transacional. Para facilitar qualquer mensagem que não seja considerada Email Marketing é uma mensagem transacional.

Nós do iBNS construímos vários tipos de ferramentas para facilitar o envio de Emails Transacionais. Uma delas é nosso servidor de SMTP que possibilita com que vocẽ configure seu cliente desktop, como o outlook offline ou o Thunderbird, para envio de mensagens, com isto todas as mensagens que são encaminhadas passam por um serviço de registro que podem ser posteriormente auditadas por pessoas com as devidas autoridades.

Outra vantagem de mensagens transacionais é aquela capacidade de ligar para o cliente minutos após ele abrir a mensagem contendo a proposta comercial, naquele momento em que ele quer fechar, ou mandar um segundo email um dia após ele ter aberto a primeira mensagem contendo a proposta. As vantagens são infinitas.

Algo muito importante para uma estratégia de email transacional ser bem sucedida é justamente a qualidade dos servidores de entrega. Veja as vantagens de nossos servidores